É recorrente as inúmeras reclamações aos Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor relativos a descontos indevidos em contas bancárias, benefícios e aposentadorias, relacionadas a algumas instituições financeiras, seguradoras e associações que debitaram valores que a parte consumidora desconhece.
Existem casos em que uma única pessoa teve mais de um desconto de empresas diferentes. Essas cobranças indevidas geralmente são realizadas na conta corrente ou poupança pela qual o consumidor recebe o benefício ou aposentadoria do INSS.
Quando se deparam com essa problemática supracitada, os consumidores muitas vezes buscam tentar uma solução ou providência com o agente responsável pelo desconto, porém os esclarecimentos são dificultados ou até mesmo negados.
Desta forma é necessário ficar atento caso surja qualquer desconto em seu benefício, pois tendo alguma irregularidade é recomendável o beneficiário procurar o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor ou até mesmo procurar um advogado para poder esclarecer quais as medidas podem ser adotadas.